Topo da pagina

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Mar Morto

Já faz um tempo que li esse livro... Essa é uma obra de Jorge Amado que, particularmente, considero incrível! A linguagem usada para contar a história, falar do cotidiano de uma aldeia de pescadores é fascinante, de uma poesia...
Aqui em Salvador é bem comum ver o cenário descrito no livro, então para mim foi bem fácil imaginar cada cena, como um filme rodando em minha mente.


"... Agora eu quero contar as histórias da beira do cais da Bahia. Os velhos marinheiros que remendam velas, os mestres de saveiros, os pretos tatuados, os malandros sabem essas histórias e essas canções. Eu as ouvi nas noites de lua no cais do Mercado, nas feiras, nos pequenos portos do Recôncavo, junto aos enormes navios suecos nas pontes de Ilhéus. O povo de Iemanjá tem muito o que contar.

Vinde ouvir essas histórias e essas canções. Vinde ouvir a história de Guma e de Lívia que é a história da vida e do amor no mar. E se ela não vos parecer bela a culpa não é dos homens rudes que a narram. É que a ouvistes da boca de um homem da terra, e, dificilmente, um homem da terra entende o coração dos marinheiros. Mesmo quando esse homem ama essas histórias e essas canções e vai às festas de dona Janaína, mesmo assim ele não conhece todos os segredos do mar. Pois o mar é mistério que nem os velhos marinheiros entendem."


Uma curiosidade: Esse livro serviu de inspiração para uma novela da Rede Globo -  Porto dos Milagres.

Você vai encontrar aventura, drama, maldade, amor... Conta a vida em uma aldeia de pescadores, com suas leis, costumes, crenças... 

Recomendo muito esta leitura.


Um viva a Jorge, o Amado!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Layout base por ♥ Erica Pires © 2013 • Customização ♥ Mariana A. Albertin © 2015 • Powered by Blogger • Todos os direitos reservados • Melhor Visualizado no Google Chrome.